Gelo é bom em contusões e água quente em contração muscular | Salubris - Clínica Geral e Medicina do Trabalho

Passar Gelo é Bom em Contusões e Água Quente em Contração Muscular


Se o acidente for uma batida, queda ou escorregão e a área ficar roxa, com hematoma, os cuidados são diferentes.

O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.

A pediatra Ana Escobar e o ortopedista Marcelo Prado foram os convidados desta quinta-feira (18) e explicaram como funcionam os vasos sanguíneos e se é melhor deixar a contusão exposta ou fechada. Se for apenas uma batida, sem ferimento aparente, é bom manter o local aberto e ventilado. Aplicar bolsa de água quente é indicado em caso de contração muscular, como torcicolo e cólica. O calor ajuda a relaxar os músculos e evitar fisgadas.

Ao lado dos médicos, o maquiador e cenografista Adriano Gianolla, que faz treinamentos de socorro com o Corpo de Bombeiros, mostrou machucados de mentira.

Segundo os especialistas, usar anti-inflamatório demais pode causar lesões no estômago, fígado e outros problemas. Se a criança ou o adulto vomitar ou ficar sonolento após uma queda, é preciso procurar imediatamente um pronto-socorro.

Os médicos também disseram que pessoas de pele muito clara têm mais tendência a ter hematomas visíveis. Além delas, idosos e crianças costumam ser mais frágeis.

Composição sanguínea
O sangue é formado por glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os primeiros transportam oxigênio pelo organismo, os segundos defendem o corpo de invasores e as plaquetas fazem a cicatrização.

Quando uma pessoa se machuca, a dor e o inchaço quase imediatos são os “cartões de visita” da inflamação, um mecanismo de defesa do corpo.

A região lesada libera substâncias químicas que chamam a atenção do sistema imunológico. Os vasos sanguíneos, então, se dilatam para a passagem de mais plasma, que é a parte líquida do sangue e leva os glóbulos brancos até o local.

Essa concentração de plasma provoca inchaço, e o aumento do calibre dos vasos deixa a área mais quente e as terminaçóes nervosas mais sensíveis, o que eleva a sensação de dor.

(fonte: Bem Estar)