Saúde Auditiva | Salubris - Clínica Geral e Medicina do Trabalho

Saúde Auditiva


A audição desempenha um papel importante no mundo social, assim como a integridade do sistema auditivo como um todo é essencial na saúde geral do indivíduo.

A maior causa de perda auditiva é a causada por níveis de pressão sonora elevada (ruído), diante disso existem políticas de saúde para a prevenção e controle desta.

A perda auditiva ocupacional é silenciosa, gradual e permanente. Inicia nas freqüências agudas (sons finos) até atingir as freqüências médias e graves (sons da fala). Assim a pessoa acometida por uma perda auditiva ocasionada pela exposição a níveis elevados de ruído, não percebe que está perdendo a audição, pois estas freqüências atingidas inicialmente não fazem parte do espectro da fala.

Conforme a Ordem de Serviço nº 608/98 do INSS, NR7 Anexo 1 da Portaria 19 publicada em 09/04/1998 e NR9 toda empresa que apresenta em seu ambiente níveis de ruídos acima de 85 dB, deve conduzir um programa de conservação auditiva.

Programa de Conservação Auditiva (P.C.A.) é o processo dinâmico, planejado e executado de forma coordenada entre diversos departamentos da empresa, que visa PREVENIR ou ESTABILIZAR as perdas auditivas ocupacionais.

Sempre existem ações e medidas a serem tomadas no sentido de prevenir o aparecimento da perda auditiva por exposição ao ruído, bem como os efeitos extras auditivos (fadigas, stress, enjôos, impotência sexual, atraso na menstruação, alteração na circulação sanguínea, diminuição na produtividade entre outros), além de conservar a audição de colaboradores que já possuem alterações auditivas.

O acompanhamento da audição do trabalhador se dá através do gerenciamento audiométrico, no qual envolve a entrevista, a meatoscopia e a audiometria, que é um exame que mede o limiar auditivo, o mínimo que o indivíduo ouve. Este exame deve ser feito no momento da admissão, seis meses após e na demissão e só pode ser realizado por profissional habilitado. Além disso, o trabalhador deve ser orientado através de palestras quanto ao uso e cuidados com os protetores auditivos, sendo seu uso uma maneira eficaz de prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada.

Daiana Kienen
Fonoaudióloga
CRFª 8901