De acordo com especialistas do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), na Espanha, a deficiência em nutrientes na coluna pode ser responsável pelas dores que afligem muitas pessoas. Através da análise de modelos computadorizados dos discos que compõem a coluna humana, foi possível avaliar os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre a parte inferior da coluna.
Os pesquisadores explicam que esse tipo de estudo não poderia ser realizado em seres humanos devido ao impacto negativo que poderia ter sobre a coluna. Dados anteriores mostram que 80% da população ativa vai se queixar de dores nas costas em algum momento da vida. A pesquisa do IBEC mostrou que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes nos mesmos.
A glicose faz parte do processo de nutrição da célula, mas o excesso de ácido lático pode ser prejudicial uma vez que interrompe a nutrição e pode dar início ao processo degenerativo dessas. A interrupção do balanço nutricional nos discos pode resultar em doenças degenerativas.
“A falta de nutrientes está envolvida na aceleração do processo degenerativo e as características de um disco degenerado interrompem a nutrição, levando a um aumento do número de células mortas – o tecido dos discos vai se degenerar mais e mais”, explica Jerome Noailly, um dos autores da pesquisa. “Assim, para recuperar as funções do disco degenerado, devemos combater o problema da nutrição. Isso significa restaurar o volume de água e do disco. Um disco degenerado é como uma esponja murcha que precisa voltar a seu tamanho normal”, finaliza.
Fonte: Diário da Saúde. Retirado de Boa Sáude. A Falta de nutrientes na coluna pode causar dor nas costas. Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9355&mode=browse. Acesso em: 22 ago. 2011.