O movimento popular conhecido como Outubro Rosa marca a luta contra o câncer de mama em todo o mundo.
O objetivo é chamar a atenção das pessoas e fazer alerta quanto à importância da prevenção da doença, que é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras na atualidade. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço, que simboliza prevenção da doença.
A celebração inclui o incentivo ao exame de mamografia, que, se realizado em tempo, pode antecipar o diagnóstico do câncer com chances reais de cura.
A iniciativa chegou ao Brasil em 2008 pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Entre os monumentos mais importantes que permanecerão iluminados neste mês estão o Cristo Redentor, no Rio, e o símbolo do Congresso Nacional, em Brasília.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico. Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.
O Inca não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama e alerta que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde. Saiba mais sobre a doença no site do Inca.
Saiba mais:
- Por que usar o laço cor-de-rosa?
- O que é câncer de mama?
- Caso haja um tumor, como saber se é maligno (câncer) ou benigno?
- O autoexame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?
- Como é feita a mamografia?
- Principais sintomas
De uma hora para outra, sem que se dê conta do porquê, uma pessoa pode ser acometida de uma indisposição estomacal, que pode vir acompanhada de vários sintomas. Procurando a causa, logo se descobre que foi um dado alimento que a pessoa ingeriu horas antes. Pode ser um alimento que ela jamais tenha provado ou, em alguns casos, um alimento comum em seu cardápio até então. De repente, uma torta deliciosa, um pedaço de carne ou um certo tipo de peixe pode vir a se tornar incompatível com o organismo. O que fazer? Como se tratar? Que problemas podem ocorrer se a pessoa não cortar aquele alimento de sua dieta? Estas e outras questões se encontram aqui para sua informação.
Por que usar o laço cor-de-rosa?
O laço cor-de-rosa é usado no mundo todo e é um símbolo de solidariedade, comprometimento e mobilização. Quem ajuda a divulgar a campanha está ajudando a conscientizar ainda mais pessoas.
O que é câncer de mama?
É quando algumas células desse órgão passam a se dividir de forma muito rápida e desordenada, correndo o risco de se espalharem para outras partes do corpo.
Caso haja um tumor, como saber se é maligno (câncer) ou benigno?
Dependendo das características, a mamografia pode sugerir um tumor maligno, mas a confirmação vem apenas pela biópsia.
O autoexame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?
Esse exame é muito importante, mas muitas vezes tumores em fase inicial não são palpáveis. E é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. Por isso, também é preciso fazer a mamografia.
Como é feita a mamografia?
É um exame de raios-X de área das mamas. O ideal é fazer esse exame uma semana após o término da menstruação, quando os seios estão menos sensíveis.
O câncer de mama é o mais frequente, o mais temido e uma das principais causas de morte em mulheres. Para mudar esse quadro, é necessário trabalhar a conscientização da enorme importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Principais sintomas:
O câncer de mama não dói.
Se você perceber um desses sintomas, procure seu medico:
- Aparecimento de um nódulo;
- Alteração no tamanho ou na forma da mama;
- Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo;
- Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
- Enrugamento ou endurecimento da mama;
- Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor e escamação.
Prevenção significa diminuir o risco de a mulher apresentar a doença durante a sua vida. Por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.
Diagnóstico precoce do câncer de mama significa identificar o tumor no início de seu surgimento e aumentar as possibilidades de cura. A mamografia e os exames clínicos periódicos das mamas são as formas de fazer a detenção precoce.
Fonte: Sites Inda, Femama, Ministério da Saúde, Unimed